sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

SAI DE MIM, CARNAVAL!!!


A cidade do rio pára quando se aproxima o carnaval.

Acabo de matar alguns leões e sinceramente - por mais que a festa em si seja legal - tem coisas em prol do carnaval carioca que acabam com a paciência de qualquer cidadão.
Eu precisava pegar uns documentos para a tese no Arquivo Geral da Cidade, essa visita é agendada no site deles com antecedência de 48 horas. Pois bem, agendei tudo direitinho, despenquei de sãogonçacity às 7h10 já prevendo o trânsito hediondo da ponte rio-nitéroi, até aí tudo bem no sentido rio...
Fiquei de pé na porta do arquivo das 8h30 até as 9h30. Neste intervalo, como sou MUITO cagona, fui tomar um cafezinho fraco num bar de fronte para a garagem dos Correios, sem tirar os olhos do portão cheio de cercas elétricas do Arquivo.

Nada.

Nenhum sinal de vida.

O cafezinho acabou, sentei num banquinho de uma churrascaria pra esperar. Péssimo.
Veio um engraxate, "madame me dá um troco?", segue 1,00. Veio um flanelinha (não sei por que diabos o flanelinha foi me abordar, nem carro tenho - só ando de buzão)"madame me dá um troco?" segue 0,10 centavos... Senti que minha bolsinha de moedas se esgotaria em 15 minutos, levantei. Liguei pro noivo pra dizer que esperaria mais um pouco. Vi uns guardas do outro lado da cerca elétrica. Eles também me viram!

Atravessei, fitei todos com cara de desespero.Esperei aquele sinal visual tipo "e aí gata, tá olhando pra gente?" Fui lá. Pela fresta do portão um deles veio assuntar... "Diaa.." "Bom dia! O senhor sabe me dizer se o arquivo abre hoje? Marquei consulta pela internet". "Hã? a senhora veio fazer o que? Pesquisa?" "É, agendei visita com 48 horas de antecedência." "Tá, não tem ninguém pra atender a senhora, hoje não tem expediente, só na próxima quinta..."


Me diz, se alguém não retorna pro trabalho na quarta-feira de cinzas após o meio dia, vai retornar na quinta?

A pergunta que não quer calar... porque não avisaram com 48h de antecedência que não haveria expediente?



***

Segundo momento trash. No mesmo dia, puta da vida. Sigo pra agencia bancária do Santander, na Prefeitura do Rio. Horário bancário padrão: 10h. Fila imensa. Gente sentanda no chão. Chega um funcionário 10h05, chega outro 10h10...O banco não abre,uma senhora solta o verbo. Vem a gerente explicar, "o problema é do sistema..."

O banco abre, entram 06 pessoas (eu sou a oitava). Elas se sentam e continuam esperando... "Jisuis Cristin"! O povo começa a resmungar. Passa um senhor com a camisa do banco do brasil e grita: "Tá vendo! Tá vendo! E vocês ainda falam mal do serviço público!"

***

No centro da cidade. Um calor do cão. Corre-corre com noivo pra registrar nosso cafofo no cartório. Não sobrou um tostão além da passagem. Meu sapato apertando...Inveja é foda: dezenas de estrangeiros espalhados comprando sandálias havaianas. Aloha!!! Ninguém controla o tráfico de havaianas nesse país?


Foto das havaianas lá de cima:
http://www.havaianas.com.br

2 comentários:

i disse...

É, o Rio não muda mesmo...

D'Almeida disse...

Professora Sandra Mara, estou aqui no PC, hoje, quarta-feira de cinzas, por falta de outra opção. Estou aguardando o horário previsto para a abertura dos bancos (12h:00m creio eu) e esbarrei no seu "muro de lamentações". Estou solidário às suas reclamações, pois sempre que vejo alguma melhoria no atendimento dos serviços públicos pela TV fico feliz e exclamo: Já é um grande avanço. Basta precisar de algum boletim, certificado ou algum outro serviço oriundo dos órgãos públicos para perceber que na verdade o melhorou foram as propagandas. Um forte abraço!

Visit my blog: www.semgastura.blogspot.com